Hematologia

Hematologia

Hematologia

Hematologia

 A hematologia é a área da medicina que trata das doenças do sangue.

O sistema sanguíneo é complexo. Tem importantes funções de transporte, fornecendo nutrientes, oxigénio e outras substâncias essenciais, bem como hormonas e outras substâncias de sinalização às células em quase todas as partes do corpo, e transportando os produtos residuais para longe dessas células. Os glóbulos brancos desempenham um papel importante no sistema imunitário, protegendo contra ameaças estranhas, como bactérias e outros agentes infeciosos. O sistema sanguíneo desempenha, assim, um papel central para o corpo, trabalhando em conjunto com muitos outros sistemas.

A área da hematologia abrange uma vasta gama de doenças e problemas, incluindo os que envolvem glóbulos vermelhos e brancos, coagulação e plaquetas e medula óssea. Algumas doenças do sangue são malignas, envolvendo cancro, enquanto outras são benignas.

Hemofilia

A hemofilia é um tipo de distúrbio hemorrágico em que o sangue não coagula corretamente. Uma gestão adequada visa ajudar as pessoas com hemofilia a viver uma vida plena, saudável e ativa, com as mesmas oportunidades que qualquer outra pessoa.

Juntamente com os nossos parceiros, fornecemos tratamentos com fatores de coagulação recombinantes de semivida prolongada para hemofilia A e hemofilia B. A nossa ambição em hemofilia é permitir o acesso aos nossos tratamentos no nosso território - Europa, a maioria dos países do Médio Oriente, Norte de África e Rússia - a todos aqueles que necessitam dos mesmos. Através da nossa parceria com a Sanofi e a comunidade de hemofilia em geral, procuramos ativamente encontrar soluções para os desafios enfrentados por todas as pessoas com hemofilia.

Liberate Life - viver uma vida para além da hemofilia

No verão de 2018, realizámos um estudo etnográfico pan-europeu em grande escala sobre a vida de 51 pessoas que viviam com hemofilia. Estas pessoas, bem como as suas famílias, foram acompanhadas por investigadores durante 1-2 dias, enquanto 18 prestadores de cuidados de saúde e cinco especialistas em hemofilia foram entrevistados para uma maior compreensão. Esta investigação aprofundada forneceu os principais insights que inspiraram a nossa visão para a hemofilia: Liberate Life.

A visão Liberate Life reflete o compromisso a longo prazo da Sobi com uma vida para além da hemofilia, para que as pessoas com hemofilia possam elevar as suas ambições da estabilidade à possibilidade e viver a vida ao máximo. É também um apelo à ação inspirador para o envolvimento da comunidade de hemofilia em geral. 

Saiba mais em https://sobi.pt/liberatelife

Outras patologias

Na Sobi estamos também a investigar tratamentos para outras patologias como a hemoglobinúria nocturna paroxística, a doença da crioaglutinina, ou a microangiopatia trombótica após transplante de células estaminais hematopoiéticas.